Acelerando Negócios com Plataformas

Uma simples visão de um modelo operacional aplicado à tecnologia.

Lucas Nascimento
3 min readDec 29, 2021

Nos últimos anos a transformação digital tem sido essencial para que grandes corporações possam ultrapassar barreiras e expandir negócios de forma exponencial. Transformar seu negócios e produtos, hoje, não é mais um ato de esforço ou coragem. No século XXI é extremamente necessário se adaptar ao mundo digital. Todas as empresas estão nessa jornada, desde as grandes empresas com inúmeros processos já consolidados até as startups que estão em fase de ideação. Diante dessas mudanças um dos times mais desafiados a suportarem essa nova etapa são os times de tecnologia e seus respectivos arquitetos.

Plataformas, o que é isso e como aplico?

Um dos maiores aceleradores de jornadas digitais são as plataformas, elas são fundamentais nos momentos de: concepções, formações, criações, validações e operações. Antes de falarmos sobre seus benefícios, precisamos ter bem definido qual a proposta de resolução, dessa forma já podemos começar a mitigar um dos maiores problemas para esse tipo de abordagem que é a ambiguidade de proposição. Quando desejamos plataformizar algo, primeiramente, é necessário definir qual o valor de negócio que irá atender. O segundo ponto que é de extrema importância é como iremos medir a eficiência da solução construída. Caso não tivermos clareza desses dois pré-requisitos poderá afetar a liderança que deseja mudar para esse modelo operacional.

Comuns são os casos de grandes investimentos realizados para esse modelo e alguns relatos de dificuldade e experiência sem sucesso. Mudanças de paradigma exigem entendimento end to end do bussiness core para que sejam mitigados: retrabalho, construções de soluções fora do padrão da plataformização e concorrência interna entre executores de ações. Uma vez que você já foi alertado para os principais pontos antes dessa migração, agora iremos compartilhar os pontos mais importantes, os benefícios.

Benefícios aplicados nos negócios

O principal benefício da plataforma sendo aplicado ao negócio é a capacidade de entrega de valor muito mais rápido e com isso você consegue ter o time to market ao seu lado. Com a pandemia o processo de digitalizar se tornou mais que importante, necessário. Tornar os processos digitalizados já são uma necessidade geral para uma competitividade de mercado, mas sabemos que digitalizar sem ter uma jornada focada em experiência do usuário como ponto central de sua solução, com alianhamento ao mundo ágil, tudo isso precisa ter uma alta sinergia. O tripé que nunca poderemos esquecer para uma jornada de sucesso é composto por: Agilidade, Experiência do Usuário e Digitalização.

Existem múltiplos tipos de abordagem para as plataformas, tudo vai depender da estratégia definida pela liderança. Novas oportunidades dentro do negócios, novas formas de arrecadação, modelos de eficiência operacional e processual. Quando traduzimos essas questões conseguimos abordar algumas plataformas comuns, que são: Plataforma de Infraestrutura, Plataforma de Negócio e Plataforma de Modelo Operacional.

Plataforma de Infraesturutra

Focada no departamento que produz as soluções técnicas de uma organização, essa plataforma tem como proposta facilitar a produção técnica, aumentar a qualidade técnica das entregas e agilizar lançamentos de funcionalidades para que cheguem a cliente o mais rápido possível. Outro ponto importante dessa plataforma é a abordagem de segurança, escalabilidade e tolerância a falhas entre outros.

Plataforma de Negócio

Essa plataforma é um ponto central para entender o produto e seu contexto atual, concorrentes e futuras funcionalidades. Essa plataforma que pensa da perspectiva de Product Owner que se materializar em Apis e recursos para o produto. Criar, transformar e materializa, soma-se tudo isso incluindo o cliente no foco da solução e o resultado é entrega de valor ao negócio e o despertar da paixão pelo usuário na experiência.

Plataforma de Modelo Operacional

Entregando a forma como a empresa irá executar processos e execução de sua agilidade, essa plataforma visa facilitar o elo entre camadas organizacionais e construir pontes de comunicação e processos.

Referência

¹ https://www.thoughtworks.com/pt-br/insights/looking-glass/lens-three-realizing-the-potential-of-platforms

--

--